Alimentação e estudos para PCDF

Postado em 16/01/2020                         

A rotina de estudos para o concurso público exige atenção em relação a todos os âmbitos da vida. Entre os principais fatores do dia a dia de um concurseiro está o cuidado com a alimentação.

Os alimentos podem ser poderosos aliados na hora de se preparar para o certame. Para aproveitar os benefícios de algumas frutas, por exemplo, é preciso consumi-las com frequência, já que comer apenas uma vez não fará nenhum milagre para a concentração ou a memória.

Com a alta carga de matéria, é essencial organizar um planejamento para definir horários para comer. Seja para não esquecer de se alimentar e pular refeições ou comer em excesso por fatores emocionais.

Clique aqui para preparatórios online

Clique aqui para preparatórios presenciais em Brasília/DF

Para alcançar o resultado esperado com a alimentação, é fundamental saber quais grupos e alimentos consumir. Veja a lista dos mocinhos e vilões na hora de ter uma dieta equilibrada para concursos

Fornecedores de energia: banana, abacate, mel, cereais e alguns carboidratos fornecem energia para que o estudante se sinta mais disposto. O consumo vale tanto para o dia a dia quanto para o momento das provas.

Estimuladores da memória: ômega 3 é o grande amigo da memória. A substância pode ser encontrada em peixes, castanhas e linhaça, por exemplo.

Aliados da concentração: energéticos naturais são uma melhor opção em relação aos industrializados. Chás (principalmente chá-verde e de canela) servem como estimulantes e deixam o estudante mais concentrado. O uso moderado de café (de preferência sem açúcar) também ajuda os alunos. Outro aliado é o chocolate 70% cacau, que é saboroso e saudável, além de conter cafeína em sua composição.

Potencializadores do relaxamento e do prazer: chocolate com grande concentração de cacau, banana, alimentos com grão-de-bico na composição e castanhas atuam na liberação de serotonina, melhorando o humor e o bem-estar, diminuindo a ansiedade e relaxando o estudante.

Clique aqui para preparatórios online

Clique aqui para preparatórios presenciais em Brasília/DF

Os vilões que devem ser evitados e reduzidos durante a preparação para concursos públicos são os alimentos ricos em açúcares, gordura e conservantes porque podem aumentar o cansaço e diminuir a concentração, além de causar o efeito rebote, aumentando a sonolência.

Estão entre os alimentos e bebidas não recomendados:d

Os energéticos encontrados em mercados também estão na lista dos vilões! Apesar do efeito rápido que o produto desempenha, dando a sensação de energia e concentração, a queda da disposição também é rápida e a tendência é uma sonolência maior ainda.

Além de todos esses alimentos, a hidratação é fundamental para um bom funcionamento do organismo. Aproveite que os editais permitem que o estudante leve sucos, chás e água para se hidratar durante as provas.

Evite bebidas com muito açúcar, como o refrigerante, já que a agitação é momentânea e, depois do pico, o estudante fica mais cansado. Além disso, líquidos gaseificados aumentam o desconforto abdominal por conta da formação de gases.

Clique aqui para preparatórios online

Clique aqui para preparatórios presenciais em Brasília/DF


                                     

Últimas Publicações

Postado em 29/05/2020

Postado em 28/05/2020

SEDF: concurso para temporários AUTORIZADO!

Foi publicado hoje, 28/05, no Diário Oficial … Continue lendo...

Postado em 27/05/2020

Cadastre-se

Fique por dentro de todas as novidades dos concursos públicos

Saiba mais sobre o IMP Online

Livros e E-Books

Tenha acesso a todo tipo de material relacionado com sua área de interesse

Conheça

Cursos Online

Clique e conheça os nossos cursos: consultorias, cursos completos, cursos por matéria, etc.

Conheça
Imp Online