Concurso AGU reúne mais de 50 mil candidatos

Concurso oferece 100 vagas para várias áreas de formação

Postado em 14/11/2018                         

Os candidatos ao concurso da AGU (Advocacia-Geral da União) enfrentarão um alto nível de concorrência entre as 100 vagas ofertadas. Isso porque, nessa terça-feira (13), foi divulgado o número de pessoas que tiveram as inscrições confirmadas.

Segundo a publicação feita pela banca organizadora, o Idecan, o certame ultrapassou a marca de 50 mil inscritos, totalizando 50.482 candidatos.

A área com o maior nível de concorrência é a de analista técnico-administrativo, que exige nível superior em qualquer área de formação. Para este cargo, foram 26.742 inscrições, o que corresponde, em média, a 2.647 pessoas por vaga.

A seleção traz a oferta de 100 vagas, todas de nível superior, para os cargos de administrador (48), analista técnico-administrativo (10), arquivista (2), bibliotecário (1), contador (32), técnico em assuntos educacionais (2) e técnico em comunicação social (5).

Fique por dentro do número de inscrições confirmadas em cada cargo:

– Administrador: 11.020 candidatos

– Analista técnico-administrativo: 26.472 candidatos

– Arquivista: 453 candidatos

– Bibliotecário: 469 candidatos

– Contador: 5.420 candidatos

– Técnico em Assuntos Educacionais: 4.858 candidatos

– Técnico em Comunicação Social: 1.790 candidatos

 DATA DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

As inscrições do concurso permaneceram abertas até 4 de novembro e quem optou por se candidatar a mais de um cargo, precisou escolher entre oportunidades que ofereciam um turno diferente de aplicação da prova.

Para todos os cargos, os exames serão realizados em 9 de dezembro nos turnos da manhã, das 9 às 13h30 e, da tarde, das 15h às 19h30. A divisão do horário de aplicação das avaliações será da seguinte forma:

– Manhã: administrador, arquivista, contador e técnico em assuntos educacionais;

– Tarde: analista técnico-administrativo, bibliotecário e técnico em comunicação social.

Os inscritos passarão por provas objetivas e discursivas a serem realizadas em todo o território nacional. O local de prova estará disponível a partir de 3 de dezembro no site do Idecan.

A parte objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, contará com 60 questões de múltipla escolha das disciplinas de Língua Portuguesa (10), Raciocínio Lógico (5), Noções de Informática (5), Conhecimentos Gerais (10) e Conhecimentos Específicos (30). Para ser aprovado, é necessário obter 50% dos pontos da prova, além de garantir o acerto de, pelo menos, uma questão de cada disciplina.

A etapa discursiva será cobrada em formato de redação. Só serão corrigidos os textos dos aprovados na prova objetiva. Para ser habilitado, é preciso garantir 50% ou mais de acertos.

O gabarito preliminar da prova objetiva será publicado no dia 10 de dezembro, a partir das 16h.

SELEÇÕES ANTERIORES

O último concurso foi feito em 2015 e organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), antigo Cespe.

Nessa edição, foram disponibilizadas 84 vagas para Advogado da União, que cobrava graduação em Direito e prática forense comprovada de dois anos.

Os candidatos foram avaliados por provas objetivas aplicadas em todo os estados do país, incluindo o Distrito Federal. Os aprovados iniciaram com uma remuneração de R$ 17.330,33 e regime de trabalho de 40 horas semanais.

Em relação à área operacional, a AGU realizou concurso em 2014 com 60 vagas para os cargos de Analista e Técnico com lotações na sede, localizada em Brasília, e na Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR). Para essa seleção, a banca selecionada também foi o Idecan. Confira como foi feita a distribuição do quantitativo de vagas:

– Analista de Sistemas (nível superior em TI): 10

– Analista Técnico Administrativo (nível superior em qualquer área de formação): 34

– Bibliotecário (nível superior em Biblioteconomia): 3

– Técnico em Comunicação Social (nível superior em Comunicação Social – Jornalismo): 3

– Técnico em Contabilidade (curso técnico de Contabilidade): 10

Recentemente, o órgão noticiou que 71 pessoas aprovadas foram nomeadas no certame de 2014, sendo que eram apenas 60 vagas previstas inicialmente. A informação reforça a expectativa de que haja uma nomeação de classificados sempre maior que o número de vagas de provimento imediato.

PREPARAÇÃO

A prova da AGU se aproxima e agora é a hora de potencializar seus estudos para o grande dia com o Simulado AGU, que é online e gratuito. Inscreva-se e escolha um dos dois dias disponíveis de acesso  à prova (17 ou 18/11) para avaliar seu desempenho para o dia oficial. Após iniciar o simulado, você tem até 3 horas e 30 minutos para finalizá-lo.

O resultado será ranqueado e, assim, você consegue saber qual sua colocação em relação aos demais candidatos que participaram. Para participar, basta fazer sua inscrição AQUI! 

Inicie agora mesmo seus estudos com nossos cursos online para a AGU. Confira:

>>> AGU – Advocacia-Geral da União <<<

                                     

Últimas Publicações

Postado em 11/12/2019

CGDF: previsão de edital em 2020

O certame CGDF ofertará 234 vagas imediatas … Continue lendo...

Postado em 10/12/2019

Postado em 10/12/2019

RioSaúde/RJ: inscrições encerram HOJE, 10/12!

O certame RioSaúde oferece 2.717 vagas para … Continue lendo...

Cadastre-se

Fique por dentro de todas as novidades dos concursos públicos

Saiba mais sobre o IMP Online

Livros e E-Books

Tenha acesso a todo tipo de material relacionado com sua área de interesse

Conheça

Cursos Online

Clique e conheça os nossos cursos: consultorias, cursos completos, cursos por matéria, etc.

Conheça
Imp Online