Governador do DF anuncia novos concursos

Certames têm o objetivo de suprir déficit de profissionais na Força do DF

Postado em 18/01/2019                         

No dia 11 de janeiro, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, lançou o programa SOS Segurança, cujo objetivo é diminuir os indicadores de violência da capital do país ao disponibilizar mais policiais para patrulhar as ruas. Na ocasião, o gestor discursou sobre quais ações serão realizadas para chegar à realização da meta.

Entre as medidas apresentadas, uma delas é a abertura de novos concursos públicos voltados a suprir o déficit das Forças do DF. Durante sua fala, o governador citou que a Polícia Militar possui uma carência de 7 mil profissionais e que a Polícia Civil está com insuficiência de agentes, peritos e delegados.

Também foi revelado que haverá um certame para a categoria de agente de atividade penitenciária.

CORPO DE BOMBEIROS DO DF

Para os Bombeiros, o governo prevê a convocação com urgência dos aprovados no último concurso ocorrido. Outra ação planejada para a corporação é a análise das atuais demandas com o intuito de entender quais são as necessidades prioritárias.

AGENTE DE ATIVIDADE PENITENCIÁRIA

Em 2018, foi aprovada a Lei nº 6.167/18 que cria 1,4 mil cargos para a carreira de Agente de Atividades Penitenciárias. As vagas citadas no texto normativo são para provimento efetivo na administração pública do DF.

Outra medida constante na Lei é a construção de quatro Centros de Detenção Provisória para receber até 3.200 detentos. Espera-se que as obras sejam concluídas nos primeiros meses de 2019. Feito isso, aumentam as possibilidades de abertura de certames para esse cargo.

POLÍCIA MILITAR DO DF

O último certame da corporação foi realizado em 2018 e, atualmente, está nas últimas fases para, ao final, nomear os aprovados. Apesar disso, a PMDF necessita de um novo concurso para conseguir repor o quadro de pessoal que possui uma carência acima de 7 mil profissionais. Este fato, como dito por Rocha, dá força para a abertura de uma seleção ainda neste ano.

POLÍCIA CIVIL DO DF

No caso da Polícia Civil, há orçamento aprovado para preenchimento de 700 vagas para serem distribuídas em dois concursos. Um deles é para Escrivão, que já foi autorizado e publicado do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) com previsão de 300 vagas de nível superior. O próximo passo é a definição da banca organizadora para que o edital seja publicado.

Além desse, há expectativa de uma nova seleção para Agente de Polícia, que está pendente de autorização do GDF para prosseguir com os preparativos. Vale destacar que como é de interesse do governo aumentar o efetivo da corporação por meio de concurso, cresce a expectativa para a divulgação do edital neste ano.

PREPARAÇÃO

Com tanta notícia boa como essa, o ideal é iniciar os estudos o quanto antes para garantir a tão sonhada aprovação. O IMP Online oferece vários cursos online para os concursos de carreira policial. Confira e saia na frente da concorrência:

PCDF – Polícia Civil do Distrito Federal

PMDF – Polícia Militar do Distrito Federal

                                     

Últimas Publicações

Postado em 05/07/2019

Postado em 17/06/2019

#AprovadosIMP | Olavia Bonfim aprovada em 1º lugar na CLDF

Dedicação, força e superação. Esses são alguns … Continue lendo...

Cadastre-se

Fique por dentro de todas as novidades dos concursos públicos

Saiba mais sobre o IMP Online

Livros e E-Books

Tenha acesso a todo tipo de material relacionado com sua área de interesse

Conheça

Cursos Online

Clique e conheça os nossos cursos: consultorias, cursos completos, cursos por matéria, etc.

Conheça
Imp Online