O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A PROVA DE CONTABILIDADE PARA A PCDF?

Postado em 20/07/2020                         

Vamos te contar tudo!

A expectativa para o concurso da PCDF só aumenta. Quem está se preparando continua na contagem regressiva, é hora de foco total nos estudos. E claro, que o nosso blog continua na missão de trazer pontos importantes para ajudar você a conquistar o seu sonho. Então, hoje vamos falar de uma matéria que está causando muita ansiedade e fazendo os candidatos terem muitas dúvidas. Vamos falar da prova de contabilidade.

• Contabilidade para PCDF

A matéria não costuma ser uma disciplina cobrada na área policial, com exceção do concurso da Polícia Federal, e pegou todo mundo de surpresa. Mas isso não é ruim, afinal todos que estão estudando, salvo os que já são da área de contabilidade, estão no mesmo nível. Então, não há motivos para desanimar.

Segundo o nosso especialista e professor de contabilidade, Vinicius Ribeiro, a cobrança da matéria muda o perfil do agente que vai entrar nesse concurso. Ele acredita que ao invés de candidatos conhecedores do Direito, a instituição está buscando servidores mais voltados para a capacidade de raciocínio e de análise das informações.

“O perfil do agente que vai entrar no novo concurso é mais voltado para a capacidade de raciocínio e de análise das informações. Isso fica claro, pelo menos para mim, quando incluíram no edital matérias como Tecnologia da Informação e Estatística, que exigem bastante capacidade de raciocínio e de compreensão de problemas para a solução de questões. Portanto, acredito que a inserção de contabilidade veio como forma de elevar o nível de dificuldade da prova e selecionar esses tipos de candidatos”, explica ele.

Para o professor, apesar de contabilidade ser uma matéria que possui uma curva de aprendizagem inicial um pouco mais demorada, é possível aprender o que será cobrado no certame em 3 meses. E sem desespero, pois a dificuldade de aprendizagem será a mesma para todos os estudantes de primeira viagem. Principalmente no início, haverá uma dificuldade em entender o raciocínio contábil para conseguir responder questões com segurança.

• Contabilidade para PCDF

“Sendo uma disciplina nova, juntamente com Estatística e TI, as três matérias, no grupo de conhecimentos específicos, são a grande oportunidade dos candidatos saírem na frente. São matérias novas, poucos candidatos da área policial já tiveram contato com elas, portanto a minha recomendação é dedicação máxima não só em contabilidade, mas também em Estatística e TI”, ressalta.

Dito isso, vamos direto ao que interessa, um RAIO X da prova com o nosso especialista.

Quantas questões você acha que serão cobradas na prova?

Acredito que sejam cobradas entre 10 a 15 questões. Na prova da Policia Federal tivemos 24 questões cobradas, ou seja, pesaram bastante a mão em contabilidade e é um bom parâmetro para nós.

E sobre quais temas?

O CEBRASPE/CESPE explora muito bem o edital, portanto acredito que irá cobrar, com certeza, escrituração, balanço patrimonial, demonstração do resultado e a estrutura conceitual.

Como será o nível de cobrança da matéria (básico, médio ou avançado)?

A banca não possui um padrão de cobrança muito bem definido quando o tema é contabilidade. Já identifiquei provas para auditor com questões relativamente tranquilas, enquanto em provas de técnico em contabilidade as questões eram bem puxadas.

Acredito em prova com nível básico/médio de cobrança pelo perfil do cargo e natureza das atividades que serão exercidas. Independentemente disso, todos devem se preparar muito bem para a prova.

Dá tempo de percorrer todos os tópicos da disciplina que estão no edital?

Dá sim, mas não será uma tarefa simples. O aluno deverá se dedicar ao máximo nos estudos. É muito importante que faça a resolução exaustiva de questões comentadas e resolva simulados periodicamente. Dessa forma, poderá avaliar o nível de conhecimento adquirido e levantar a necessidade de aprofundamento.

Qual o cronograma de estudo que o aluno tem que cumprir para se organizar melhor?

Priorize a escrituração. Saber escriturar os lançamentos contábeis consiste no coração do seu edital. A escrituração requer conhecimento sobre as contas contábeis e sua natureza. Comece pelos tópicos 1 e 2 do edital. Vencida essa primeira etapa, estude sobre as contas e suas naturezas e, finalmente, vá para a escrituração.

Fazer exercícios de provas antigas da banca é uma boa tática?

A melhor em minha opinião. Existe um jargão dentro do Exército (fui militar de carreira) que diz assim: a repetição até à exaustão com correção leva à perfeição.

Treinar, treinar e treinar. Procure fazer muitas questões comentadas preferencialmente para que você possa identificar os pontos fracos no estudo e para que possam ser corrigidos a tempo da prova.

Dê algumas dicas sobre a banca CESPE/CEBRASPE.

O CEBRASPE possui uma forma muito própria de cobrança dos assuntos. Em suas questões, é necessária bastante atenção e conhecimento do tema. As já conhecidas “pegadinhas” da banca devem ser de conhecimento do aluno e, para isso, é necessária a resolução exaustiva de questões. Isso deverá ser a prioridade do aluno.

• Contabilidade para PCDF

Vai ter simulado gratuito e comentado, sim!

Nossa equipe preparou um simulado gratuito para você testar seus conhecimentos, clica no link e se inscreve. Depois de fazer a prova, totalmente elaborada dentro dos critérios da banca, nossos professores vão disponibilizar a correção comentada. Não perca essa chance!

• Simulado GRATUITO para Agente da PCDF

Veja também:

                                     

Últimas Publicações

Postado em 13/08/2020

Postado em 11/08/2020

Cadastre-se

Fique por dentro de todas as novidades dos concursos públicos

Saiba mais sobre o IMP Online

Livros e E-Books

Tenha acesso a todo tipo de material relacionado com sua área de interesse

Conheça

Cursos Online

Clique e conheça os nossos cursos: consultorias, cursos completos, cursos por matéria, etc.

Conheça
Imp Online